Do Lar para as pistas: Cocuzzi é revelação do mountain bike brasileiro

Luiz Henrique Cocuzzi é uma das principais revelações do mountain bike brasileiro nos últimos anos. Agora, o atleta Scott terá sua própria coluna dentro do blog da IGP Sports. Veja um pouco mais da sua história:

30 a 40 km com 6 meses de vida: o primeiro contato de Luiz Henrique com a bicicleta veio ainda na barriga da mãe, Selma Cocuzzi. Ainda grávida, Selma gostava de pedalar e correr como atividade física. Depois que Luiz Henrique nasceu, com pouco mais de 6 meses de vida, Selma o colocava no “canguru” nas costas e ia para o pedal. Segundo ela, a diversão era pedalar de 30 a 40 km juntos. Luiz Henrique adorava.

Nasceu Luiz Henrique, nasce o Lar Nossa Senhora: Luiz Henrique nasceu em 1993. Foi nesse ano que efetivamente o casal Ricardo e Selma Cocuzzi, pais de Luiz Henrique, começaram o trabalho exemplar realizado no Lar Nossa Senhora. A primeira criança da instituição veio em 1992, mas foi logo após o nascimento de Luiz Henrique que eles adotaram outras tantas. Hoje eles contam com aproximadamente 30 crianças na entidade. Todos filhos de coração de Ricardo e Selma e irmãos mais novos de Luiz Henrique.

Começa o relacionamento com a bicicleta: Com apenas 2 anos de idade Luiz Henrique já andava de bicicleta aro 10 sem as rodinhas. Com 4 anos começou a participar de provas com o pai, Ricardo. Aos 9 anos já corria em provas da Federação Paulista da modalidade sozinho e com 10 anos de idade já cuidava da própria bicicleta, fazendo todos os reparos necessários. Foi aí que ele se apaixonou pelas competições e pelas trilhas. Assim, veio o sonho de se tornar atleta profissional.

Nasce o atleta: Devido aos resultados que conquistou ainda menino, aos 15 anos Luiz Henrique foi selecionado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) Em parceria com a Solidariedade Olímpica Internacional e a União Ciclística Internacional (UCI), para um intercâmbio esportivo no World Cycling Centre (WCC), o mais avançado centro de treinamento de ciclismo do mundo. Lá ele treinou ao lado dos melhores e participou de provas internacionais de alto nível. A partir daí, quando voltou ao Brasil já estava ainda mais perto de realizar seu sonho de se tornar um atleta profissional.

luiz-henrique-cocuzzi002-BAIXA

Dentro das pistas: Cinco títulos brasileiros (2008, 2009, 2011, 2013 e 2014) e três medalhas no Campeonato Pan-Americano de MTB (Bronze/2013, Prata/2014 e Ouro/2015) no Cross Country Eliminator mostram a evolução do jovem brasileiro nos últimos anos. De promessa, passou a revelação e ganhou elogios de grandes nomes nacionais e internacionais da modalidade.

Desde 2014, Luiz Henrique e a equipe Lar têm apoio da Scott Brasil e utilizam uma das bicicletas mais famosas do mountain bike mundial. Desde o início de 2015, ele pedala uma bike com rodas de 27,5”, a nova tendência mundial da modalidade, com um tamanho entre o tradicional 26” e a 29”, muito utilizado nos últimos anos.

Fora das pistas: Irmão mais velho e ídolo dos jovens do Lar Nossa Senhora, Cocuzzi sempre passa a mensagem de “desistir, jamais”. Ensina, orienta, consola, motiva e incentiva os jovens que estão começando como seus irmãos Jaqueline Leal (18 anos), Juliano Cocuzzi (19 anos) e Edmilson Macedo, o “Tchezinho” (18 anos). No dia a dia do Lar Nossa Senhora ele é o principal responsável pelos irmãos, depois de Ricardo e Selma. Ajuda nas atividades escolares e nas tarefas de casa. “Um exemplo para todos”, como diz Jaqueline Leal, atleta Scott da categoria Júnior.

Referência para os mais novos e orgulho para os mais velhos, Luiz Henrique agora é um dos colunistas do blog da IGP Sports. Fique ligado nas novidades!

Comunicação IGP Sports

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *