Dica da Jaque: como retomar a rotina de exercícios após a gravidez

A partir deste mês temos o orgulho de compartilhar o blog da IGP com um dos maiores nomes femininos do esporte brasileiro: Jaqueline Mourão. A atleta Scott é a única mulher a disputar uma prova de mountain bike nas Olimpíadas e a única atleta brasileira a participar de duas versões distintas de Jogos Olímpicos de Verão e Inverno. Seja muito bem-vinda, Jaque! 🙂

É um prazer poder colaborar no site da IGP! Aqui teremos uma plataforma em que poderemos trocar informações e dicas e a participação de vocês vai ser muito bacana! Bom e que tal começarmos investindo juntos na saúde? O desafio está lançado: vamos entrar em forma juntos?

Força de vontade
Do meu lado foi o seguinte: depois do parto do meu segundo bebê, no final de novembro, vieram as festas de fim de ano e ainda a visita de familiares. Momentos inesquecíveis de muito amor e alegria, mas já estava na hora de focar nos treinos e retomar a forma. E como fazer isso?
Não é fácil encarar a barriga depois do parto, a primeira pergunta é: será que irei voltar ao normal? Bom, já passei por esta experiência antes e com assiduidade e força de vontade é possível voltar ainda melhor!

Cuidados com o abdômen
Eu recomecei a praticar atividade física sete dias depois do parto e o que tive mais cuidado foi com o abdômen, que por sinal estava bem fraquinho. Depois do sinal verde dado pela minha médica para praticar atividades físicas, o primeiro passo foi cuidar do meu abdômen. Exercícios pós-natal são muito eficazes neste momento, como inspirar o ar enchendo o peito e expirar tentando colocar o umbigo para dentro.
Tente fazer 10 respirações deste tipo. Se estiver com o abdômen fraco você vai sentir até mesmo nos músculos lombares.

Comece agora
Sim, sim. Pode começar agora mesmo. Aliás, esta é uma das regras básicas para conseguirmos nosso objetivo: começar agora! Não deixe para a próxima semana ou para amanhã, comece agora!

Cuidado com o aeróbico
A parte aeróbia foi outra história, depois do parto, a sensação é de que poderia sair ‘sprintando’ montanha acima graças aos quilos perdidos no dia em que o bebê nasce. Claro que eu estou falando de um parto normal, pois cesárea é outra história e admiro muito a força das mamães que viveram uma cesárea e ainda acham força para cuidar do baby!

Arrume tempo para o exercício
Outra dica é arrumar tempo para se exercitar… No meu caso, com bebê novo em casa, muitas noites mal dormidas e adaptação de toda a família à nova rotina, o dia parece bem pequeno. Além destes fatores, também tem a temperatura lá fora… Encarar menos 20° não é fácil. Mas a regra básica é não desistir. Vá fazer sua atividade mesmo se tiver que cortar no tempo de duração. Fazer 20 minutos é melhor do que nada.

Cuide da alimentação – a sua e a do bebê
Outro ponto importante é a alimentação, o bebê precisa de nutrientes e manter uma alimentação saudável é primordial. Mas sem exageros: seja qual for seu caso, deixe as guloseimas e frituras de lado.
A mágica da amamentação está jogando no meu time e ajuda a manter um metabolismo mais alto, mas perder uns quilinhos gradualmente requer comprometimento. OK, não precisa se desesperar e fazer uma mudança drástica. Você pode colocar um dia da semana onde sai um pouco da linha, chamo este dia de “dia da guloseima”.
Aquele chocolate ou aquele doce que fiquei com água na boca nesta semana deixo para este dia, mas vale lembrar que não é o dia inteiro da guloseima e sim uma comidinha que não conseguiu resistir na semana!

Bom, então vamos lá! Assiduidade, continuidade, controle. O desafio está lançado! Let’s do it!

Jaqueline MourãoMãe e atleta de alto nível. A única atleta brasileira a disputar as edições de Verão e Inverno dos Jogos Olímpicos. Eleita 5 vezes pelo COB a melhor atleta de MTB do Brasil, é #Scotteira desde 1999. Hoje vive no Canadá, de onde dá dicas diretamente para os atletas brasileiros.

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