Vai fazer trilha de bike? 3 acessórios que não podem faltar

E aí galera, tudo bem? Meu nome é João Paulo Firmino, mas alguns me chamam de JP e outros de Firmino. Você deve estar acostumado a me ver nas provas de mountain bike em que levo a marca Scott no peito, e no pódio por muitas vezes… Só que hoje não vou pedalar (afinal ainda não consigo pedalar e escrever ao mesmo tempo), mas mostrar quais acessórios não podem faltar durante as pedaladas nas trilhas.

Mais do que ser bom no pedal, é preciso saber alguns “pequenos truques” na bike para não ficar na mão durante uma trilha. Sem habilidade e ferramentas corretas, você pode ter que ficar muito tempo parado com a sua bicicleta no meio da montanha. Equipamentos certos podem te salvar nessa hora e são sempre a melhor escolha, ao invés da famosa “gambiarra”.

Estes itens abaixo são aqueles que acho indispensáveis. Sempre saio de casa com eles. E, por minha experiência, acho que vocês deveriam fazer o mesmo.

Bomba de ar

Nada de depender dos equipamentos do amigo! “Ah, você tem bomba? Então, eu não vou levar a minha”. Durante o percurso da trilha, você pode se desencontrar. Por isso é importante levar sua própria bomba, que normalmente é um dos equipamentos mais básicos para quem pratica o pedal. Alguns não dão a devida importância, mas acredito que seja bom você ler o manual e saber quantos PSI colocar no pneu da sua bike.

Chave canivete

São ferramentas pequenas, leves e que podem te livrar de várias enrascadas durante uma trilha com a sua mountain bike. Estes acessórios possuem vários itens que servem para ajustar o banco, regular o freio e até vem uma chave para o caso de arrebentar uma corrente fazer o reparo. Ali, na hora.

alien-3-001
Chave Alien III da Topeak (Foto: Divulgação)

Com a tecnologia do mundo das bikes, só passa aperto quem quer: mini-ferramentas portáteis, que cabem no bolso agem a favor de nós apaixonados por bike. Algumas delas, como a Alien III da Topeak, têm mais de 20 tipos diferentes de funções e pesa em torno de 150 gramas. É bem levinho e não atrapalha em nada. Pode confiar.

Kit de remendos

Infelizmente não é a coisa mais rara do mundo um pneu furar mais de uma vez na trilha. Comigo já aconteceu inúmeras vezes. Então, ainda que tenha uma câmara reserva, é importantíssimo levar um kit de remendos durante o seu rolê de mountain bike. Ele normalmente vem com uma lixa e alguns remendos adesivos. Costumo usar os da Topeak, como Rescue Box. Eles são super práticos, compactos e ideais para qualquer tipo de imprevisto.

rescue-box-001
Kit de remendos Rescue Box da Topeak (Foto: Divulgação)

E se eu não quiser levar nada?

Bom, você pode não levar nada, mas também pode se arrepender por isso. E muito! Há um tempo atrás fiz um treino muito forte e procurei levar o mínimo de coisas, pois quem pratica mountain bike sabe como é essa questão do peso.

Como é muito raro acontecer de dar problema na corrente da bike, eu não levei a chave de remendar. Justo esse dia, no meio do treino e a 30km de casa, ela estourou… Levei uns 40 minutos pra consegui improvisar o conserto e conseguir voltar.

Entendeu a importância? Esteja sempre preparado ao sair de casa com sua bike. Essas ferramentas podem ser o diferencial para você ter uma pedalada ou treino sem imprevistos.

João Paulo Firmino

É #Scotteiro há cinco anos e compete na Elite com sua Scale 900 RC. Gosta do estilo de vida Scott por fazer parte de uma nação que respira bike, pela filosofia e tradição da arca.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *