4 coisas que você precisa saber sobre o tamanho da sua bicicleta

Vai começar a pedalar? Então, saiba que a escolha da bike certa é fundamental para curtir os momentos sobre duas rodas. Mas tem um detalhe que muita gente não se atenta: assim como os tipos de roupa, a bicicleta tem diversos tamanhos. Por isso, é bom lembrar que a bicicleta precisa ser do tamanho certo para você.

Você já me conhece: sou Abrão Azevedo, tricampeão do Cape Epic e hexa do Brasil Ride. Hoje quero passar dicas valiosas pra você descobrir o tamanho certo da sua bike.

Dica 1: experimente antes de comprar
É sempre importante você subir na bicicleta antes de comprar – seja na bike de amigos ou mesmo em uma loja experimentando o tamanho do quadro. Normalmente a loja pode lhe auxiliar na escolha do tamanho do quadro, mas de maneira simples, ao sentar no selim, deve-se tocar o chão com a ponta dos pés. Se o selim regulado para você ficar muito alto, você deve tentar um tamanho maior. Caso ele fique muito baixo, tente um tamanho menor.

Dica 2: tamanhos disponíveis
Em relação aos quadros, normalmente as mountain bikes e as urbanas têm tamanhos que variam de 15 a 21 – aqui, mais uma vez, vale o mesmo exemplo das roupas. Em alguns casos as bicicletas vêm nos padrões S (pequeno), M (médio) e L (grande).

Dica 3: referências
Existem algumas referências que podem ajudar como ponto de partida para a escolha da bicicleta

Até 1,60m: tamanho XS (XSmall ou Extra Pequeno)
De 1,60m a 1,70m: tamanho S (Small ou Pequeno)
De 1,70m a 1,80m: tamanho M (Medium ou Médio)
De 1,80m a 1,90m: tamanho L (Large ou Grande)
Acima de 1,90m: tamanho XL (XLarge ou Extra Grande)

Com a ajuda de um profissional, outros aspectos também são levados em conta na escolha do tamanho, como o estilo de pilotagem do ciclista e o tamanho do cavalo (distância entre a sola do pé e a região que está no selim). Fique ligado!

No tamanho certo, a sua bicicleta se tornará uma grande companheira no seu dia a dia
No tamanho certo, a sua bicicleta se tornará uma grande companheira no seu dia a dia

Dica 4: sintomas de que a bicicleta está no tamanho incorreto
Tem algumas coisas que podem apontar que a sua bike está com o tamanho errado de acordo com o seu corpo. São eles:

– Dor na lombar ou na região da escápula;
– Falta de mobilidade em cima da bike;
– Perda de controle dos comandos;
– Queda no desempenho.

Viu só a importância do tamanho da bike? Agora que você já sabe um pouco mais sobre isso, aproveite e faça os testes em sua bicicleta.

Veja se o tamanho está ideal, evite os problemas e boas pedaladas. Tá com dúvida ainda? Escreva pra gente! Até a próxima…

Abraão Azevedo

Neste ano completa 25 anos competindo MTB, sendo tricampeão mundial da Cape Epic na categoria Master. Sempre gostou do conceito minimalista da bike Scott: simples e eficiente. Hoje pedala uma bike Spark 700 RC.

Related Post

One thought on “4 coisas que você precisa saber sobre o tamanho da sua bicicleta

  1. ola bom dia eu tenho 1,72 de altura uso quadro 17,5 e tenho uma dor q me encomoda perto do pescoço do lado esquerdo e quando estou pedalando o dedão do pé esquerdo e as vezes tenho dormencia nos dedos da mão esquerda, mais a dor no pescoço pode ser do colção pois é muito macio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *