Pedalar com as crianças faz bem! Conheça os benefícios

Por João Paulo Firmino

Com 1 ano e 11 meses a minha filha Duda me surpreende. Antes da minha pequena completar 2 anos de vida já consegui observar uma particularidade no seu comportamento: ela gosta muito de velocidade. Acredito que isso é consequência de sempre dedicar um tempo para pedalar com ela.

Essa é a dica que quero dar hoje baseada na minha rotina e vida pessoal: pedale com seus filhos. Os benefícios são incríveis para você e para eles. Acredite, vou explicar abaixo.

1 – Ela adora pedalar

Desde os 5 meses, Duda me acompanha na bicicleta. No começo, eu a colocava no canguru, mas depois, conforme foi crescendo, minha esposa e eu compramos uma cadeirinha que hoje é o seu lugar cativo nos nossos passeios. Hoje com quase 2 anos, é só ela me ver arrumando as coisas que se troca sozinha e fica pronta para sair. Outro dia, ela me deixou surpreso ao pegar a ferramenta que uso para encaixar sua cadeirinha e dar na minha mão dizendo: “vamos, papai?”.

2- Ficamos mais próximos

IMG_0873
Parada na cachoeira pra curtir um pouco a natureza

Desde que começamos a pedalar juntos, a Duda e eu estamos mais próximos um do outro. Agora temos um tempo só pra nós dois onde conversamos, brincamos e visitamos lugares incríveis na natureza juntos. Ela adora, eu também e juntos entramos em outro mundo. É emocionante.

3- Ensino a apreciar a simplicidade

Outro dia saímos para pedalar juntos e eu falei para ela: “Duda, sente o vento bater no rosto. Olha que delícia”. Sabe o que ela fez? Sorriu! Minha pequena companheira faz várias perguntas durante o nosso trajeto: sobre árvores, paisagens, céu, sol… Fica curiosa e observa tudo o que está a nossa volta. Quando paramos um pouco para curtir a natureza, ela aprende a observar a beleza das coisas mais simples da vida.

4- Aprendi a pedalar por diversão

Antes da Duda entrar na minha vida, eu via a bicicleta e só pensava em vencer competições com os outros ou comigo mesmo. Era treino, superação e andar no limite. A única exceção era quando eu saía para resolver algo pela cidade. Com a Duda, aprendi a apreciar melhor um passeio de bicicleta, o que é muito gratificante.

5- Se apaixona desde cedo pelo esporte e qualidade de vida

465
Quando ela era menor, eu a colocava no canguru e ia embora pedalar

Pedalar é um bom meio de melhorar a qualidade de vida e ensinar a ser feliz nesses momentos juntos. Tenho certeza de que isso ficará marcado para ela. É algo totalmente diferente do que ela está acostumada, sem brinquedos e fora do ambiente de casa. Quando saímos ela fica mais calma e relaxada durante o dia. É muito bom!

Enfim, esses são só alguns dos benefícios que eu quero compartilhar aqui na minha coluna. Por isso, fica a minha dica: organize-se e faça o possível para curtir um momento com seus filhos, seja com a bicicleta ou fazendo qualquer outra atividade. Duda e eu pedalamos juntos 1 vez por semana (pelo menos) e já é mais do que suficiente.

Aproveite. Esses momentos passam rápido e é preciso aproveitar cada detalhe deles.

João Paulo Firmino

É #Scotteiro há cinco anos e compete na Elite com sua Scale 900 RC. Gosta do estilo de vida Scott por fazer parte de uma nação que respira bike, pela filosofia e tradição da arca.

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *