5 dicas para render mais na subida durante o mountain bike

Uma prova de mountain bike pode ser decidida nos detalhes e, em muitos casos, no desempenho do atleta durante a subida. Afinal, qual ciclista que não quer subir bem? Seja em XCO, XCE ou maratona, a boa performance em terreno íngreme é fundamental para chegar ao seu objetivo na prova.

Pensando nisso, separamos 5 dicas que podem ajudar você a render mais na subida. Veja só:

1- Pense positivo

Você precisa aprender a gostar de subida. Se o ciclista tiver na cabeça que a subida é sua amiga, ele vai gostar dela. O raciocínio é simples: a maioria das pessoas prefere descer, então você precisa fazer diferente. Transforme o ponto fraco dos seus adversários no seu ponto forte. Isso vai aumentar sua vantagem na prova, por exemplo. Agora já sabe. Viu aquela baita subida na sua frente, tenha em mente: “eu gosto de subir” e força nas pernas.

2- Escolha a bike que vai usar: 27,5” ou 29”?

Muitos dirão que as bicicletas 27,5” são muito melhores que as 29” quando o assunto é pedalar na subida, mas essa é uma análise simplista. As bikes 27,5” tem seu valor, pois são mais ágeis, leves e rápidas, além de oferecer uma posição melhor sobre ela. Isso com certeza torna a subida mais fácil.

Porém, as de aro 29” também tem suas vantagens. Por ter rodas, quadro e suspensão maiores, elas sofrem menor resistência quando for passar por obstáculos. Sem falar no maior contato com o solo que melhora a tração e proporcionam uma frenagem mais rápida.

Alguns atletas de nível mundial também preferem bikes 29” em provas oficiais. Um exemplo é o tetracampeão do Cape Epic, Abraão Azevedo. Porém, existem outros que optam pela 27,5″ como é o caso do multicampeão, Nino Schurter.

O tamanho do aro é uma questão de estilo de pilotagem, físico e outros fatores que variam de ciclista para ciclista. Nesse caso, não existe receita, mas um bike fit pode ajudar a encontrar a melhor escolha dentro dos seus objetivos.

3- Respire corretamente

Lembre-se de sempre respirar fundo. Inspire pelo nariz profundamente e depois expire, soltando todo o ar pela boca. Respirando corretamente, o coração do atleta vai bater mais rápido e fará o oxigênio circular melhor pelo corpo. Mesmo quando começar a se sentir ofegante, tente manter a calma e respirar devagar. Isso vai ajudar a chegar mais inteiro no final da subida ou até da prova.

4- Cadência e esforço

A subida é longa? Então, não tente atacá-la logo no início. Além de não funcionar, essa energia que você gastou no começo vai fazer falta no final. O ideal é manter o ritmo até chegar perto do topo e, se caso ainda sobrar energia nesses quilômetros finais, use-a. Afinal, depois de uma subida grande, sempre vem uma descida forte. Esse é o momento de recuperar as energias. Já nas subidas curtas, a estratégia é diferente. Use 100% da sua força do início ao fim, pois ela vai terminar mais rápido e logo você poderá descansar e diminuir seu ritmo cardíaco.

5- Sentado ou em pé?

A subida é longa? A dica é pedalar sentado. Nessa posição, você consegue controlar melhor a força que faz nos pedais e economiza energia. Já em subidas curtas, a recomendação é pedalar em pé, pois assim o ciclista pode aumentar a potência no pedal e, consequentemente, subir mais rápido.

Mas vale lembrar: essa técnica de pedalar é bem mais cansativa e exatamente por isso é recomendável um bom preparo físico e experiência para utilizá-la.

Alguns atletas profissionais pedalam em pé e têm a técnica de utilizar o movimento próprio corpo para diminuir o esforço na subida. Você também consegue?

Essas 5 dicas vão lhe ajudar bastante a encarar as subidas nas diferentes provas de mountain bike. Viu a subida pela frente? Pense positivo, acerte a postura, respire corretamente e controle seu esforço. Ter disciplina ao subir uma ladeira pode fazer você estar na frente na hora de cruzar a linha de chegada.

Comunicação IGP Sports

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