Por que um treinador melhora seu desempenho no pedal?

Foto: Reprodução/Facebook

Preparar, incentivar, acompanhar, torcer, vibrar e consolar. O treinador tem um papel muito importante na carreira de um atleta amador ou profissional, seja ele ciclista de mountain bike, estrada ou downhill – não importa a modalidade. É ele quem traça os treinos, estipula prazos para a evolução e planeja resultados.

Por isso, dedicamos o texto do blog dessa quinta (1/9), Dia do Profissional de Educação Física, a esses heróis do esporte.

Abraão Azevedo: atleta e treinador

4 vezes campeão do Cape Epic e 6 vezes do Brasil Ride com a Scott Spark 700/900 RC. Aos 46 anos, Abraão Azevedo conquistou inúmeros títulos que fizeram dele uma lenda como atleta. Mas o que muita gente não sabe é que ele também atua como treinador em Brasília-DF.

Ewald Sadie-Cape Epic-SPORTZPIC
Ao lado de Bart Brentjens, Abraão Azevedo encara um dos grandes desafios da sua carreira: o Cape Epic

Graduado desde o ano 2000, Abraão treina e prepara atletas de ciclismo de estrada e mountain bike deste 1998. Portanto, ninguém melhor do que ele para falar sobre a diferença que um educador físico de qualidade pode fazer na carreira de um atleta.

“O profissional de educação física adquire conhecimentos de fisiologia, anatomia, psicologia, pedagogia, etc. Tudo com o objetivo de saber como orientar e estimular o aluno, apoiando-o na direção certa para atingir o objetivo, seja alta performance ou mesmo a melhoria na qualidade de vida” disse.

 Odair Pereira afirma “presença do preparador físico é fundamental”

Tão importante quanto competir em alto nível é supervisionar e organizar o trabalho que levará o competidor a esse rendimento. Por isso a questão “Por que treinadores não recebem medalha na Olimpíada?” foi levantada nessa última edição dos Jogos no Rio de Janeiro.

11125381_917047631691272_3383774766484215731_o
Odair Pereira, multicampeão e uma das lendas do mountain bike nacional

Multicampeão e uma das lendas do mountain bike no Brasil, Odair Pereira (que tem formação em Fisioterapia e Acupuntura) viu muitos profissionais de educação física atuando ao longo de sua carreira. Segundo ele, os educadores têm se atualizado cada vez mais – e com os treinos cada vez mais especializados, a presença deles é fundamental.

“Há tempos todas as modalidades esportivas vem se especializando mais e mais, e a presença do preparador físico na rotina de treinamento do atleta é fundamental para o treinamento correto, seja em busca de melhor performance das marcas pessoais ou em nível recreativo. Um preparador físico com experiência pode guiar o atleta com mais segurança e assertividade rumo aos objetivos”, finalizou.

Fazendo um campeão

O treinador também ganhou destaque na web-série “N1NO – The Hunt for Glory” (Caminho para a Glória). Dividido em duas partes, o Capítulo 9 mostra toda a preparação do suíço Nino Schurter, um dos maiores nomes do mountain bike mundial. Veja abaixo:

E você? É professor? Se for, compartilhe esse texto e mostre para os seus amigos como o trabalho de um educador físico é fundamental na vida de um atleta. É atleta? Compartilhe homenageando seu professor!

O importante é valorizarmos essa profissão que dá a muitos competidores o minuto mais precioso de suas carreiras: aquele com a medalha de ouro no peito.

Obrigado e parabéns a todos profissionais de educação física!

Comunicação IGP Sports

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *